sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OXUN-PARTE 2 FINAL (FONTE: AZÁNRÚMJÍ)


OSÚN-2a-parte
OXÚN-2
Oxum também é a água doce, o olho d’água, onde encanta seu filho Logun-Éde. É a cachoeira, o rio, que também tem a regência de seu filho. É a queda da água da cascata.

Regente do ouro, ela está presente e se encanta em joalherias e outros lugares onde se trabalha com ouro, seu metal predileto e de regência absoluta. É a protetora dos ourives. Oxum é o próprio outro, e está presente em todas as peças e jóias feitas com este metal.

Entretanto, a regência mais fascinante de Oxum é a fecundação, melhor, o processo de fecundação. Na multiplicação da célula mater – que vai gerar a criança, a nova vida no ventre – Exu entrega a regência para Oxum, que vai cuidar do embrião, do feto, até o nascimento. É Oxum que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe. É Oxum que vai reger o crescimento desta nova vida que estará, neste período de gestação, numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas. É sem duvida alguma, uma das regências mais fascinantes, pois é o inicio, a formação da vida. E Oxum “tomará conta” até o nascimento, quando, então, entregará para Yiá Ori (Iemanjá), que dará destino àquela criança.

Como disse antes, Oxum é uma força da Natureza muito presente em nossas vidas, já que todos nós fomos gerados no útero materno; todos nós convivemos, ainda na barriga da mãe, com Oxum e, num breve sentimento de carinho e amor, estaremos desenvolvendo esta força dentro de nós. Oxum é o amor e a capacidade de sentir amor. E se amamos algo ou alguém é porque ela está viva dentro de nós.

Filha de Oxalá, Oxum sempre foi uma moça muito curiosa, bisbilhoteira, interessada em aprender de tudo. Como sempre fora mimosa e manhosa, além de muito mimada, conseguia tudo do pai, o deus da brancura. Sempre que Oxalá queria saber de algo, consultava Ifá. O Senhor da adivinhação, para que ele visse o destino a ser seguido. Ifá, por sua vez, sempre dizia à Oxalá:

- Pergunte a Exu, pois ele tem o poder de ver os búzios!

E este acontecimento se repetia a cada vez que Oxalá precisava saber de algo. Isto intrigou Oxum, que pediu ao pai para aprender a ver o destino. E Oxalá disse à filha:

- Oxum, tal poder pertence a Ifá, que proporcionou a Exu o conhecimento de ler e interpretar os búzios. Isto não pode lhe dar!

Curiosa Oxum procurou, então, uma saída. Sabia que o segredo dos búzios estava com Exu e procurou-o para lhe ensinasse.

- Ensina-me, Exu! Eu também quero saber como se vê o destino.

Ao que Exu respondeu:

Não, não! O segredo é meu, e me foi dado por Ifá. Isso eu não ensino!

Exu estava intransigente. Oxum sabia disso e sabia que não conseguiria não conseguiria nada com ele. Partiu, então, para a floresta, onde viviam as feiticeiras Yámi Oxorongá. Cuidadosa, foi se aproximando pouco a pouco do âmago da floresta. Afinal, sua curiosidade e a decisão de desbancar Exu eram mais fortes que o medo que sentia.

Em dado momento deparou-se com as Yámi, empoleiradas nas árvores. Entre risos e gritos alucinantes, perguntaram À jovem Oxum:

- O que você quer aqui mocinha?

- Gostaria de aprender a magia! Disse Oxum, em tom amedrontado.

- E por que quer aprender a magia?

- Quero enganar Exu e descobrir o segredo dos búzios!

As Yámi, há muito querendo “pegar Exu pelo pé”, resolveram investir na jovem Oxum, ensinando-lhe todo o tipo de magia, mas advertiram que, sempre que Oxum usasse o feitiço, teria que fazer-lhes uma oferenda. Oxum concordou e partiu.

Em seu reino, Oxalá já se preocupava com a demora da filha que, ao chegar, foi diretamente ao encontro de Exu. Ao encontrar-se com este, Oxum insistiu:

- Ensina-me a ver os búzios, Exu?

- Não e não! Foi sua resposta.

Oxum, então, com a mão cheia de um pó brilhante, mandou que Exu olhasse e adivinhasse o que tinha escondido entre os dedos. Exu chegou perto e fixou o olhar. Oxum, num movimento rápido, abriu a mão e soprou o pó no rosto de Exu, deixando-o temporariamente cego.

FONTE:BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ

OXUN-PARTE 1 (FONTE:AZÁNRÚMJÍ)



OSÚN-1a-parte
Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.

Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nos.

Dizem que “ a vingança é um prato que deve ser servido frio” e a articulação da vingança e seus pormenores tem a influência desta força da Natureza. No bom sentido, Oxum é o “veneno” das palavras, é o comportamento piegas das pessoas, é a forma “metida”, esnobe, apresentada, principalmente pelo sexo feminino. Oxum é o cochicho, o segredinho, a fofoca. Geralmente está presente quando um grupo de mulheres se reúne. É o seu habitat, pois está encantada nas conversas, nos risinhos, nos comentários, nas intriguinhas.

Oxum rege o charme, o it, a pose. Tudo que está ligado à sensualidade, à sutileza, ao dengo, tem a regência de Oxum. Esta força é que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado.

Oxum também é o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor, puro, real, maduro, solidificado, sensível. Oxum não chega a ser a paixão. Esta é Iansã . Oxum é o amor, aquele verdadeiro. Ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos.

Realmente, Oxum é a Deusa do Amor. Sua força está presente no dia-a-dia, pois que não ama de verdade? Embora o mundo de hoje esteja tumultuado demais, ainda existe espaço no coração do homens para o amor. Ele ainda existe, e Oxum é quem gera este sentimentos mágico. Aliais, Oxum está muito intimamente ligada à magia. É sabido pelo povo do candomblé que o filhos de Oxum são muito chegados ao feitiço. E isso tem explicação: Oxum é a divindade africana mais ligada às Yámi Oxorongá, feiticeiras, bruxas. Com elas aprendeu a arte da magia. Por isso, os filhos de Oxum são tão poderosos nesta arte.

Mas a magia está presente em quase tudo que fazemos, principalmente no que se refere ao coração, ao sentimento. Oxum é o encanto desses momentos, sua presença se dá nessas horas.

Oxum é os sentimentos doces, equilibrados, maduros, sinceros, honestos. É o sentimento definitivo, aquele que dura a toda a vida. Oxum é a paz no coração, é o saber que “amo e sou amado”.

Mas ele se encanta também na manha, no denguinho feminino, na vontade de ter algo, apenas por ter. Ela é o mimo, a menininha mal acostumada. É a sensualidade do “biquinho” feminino, quando quer uma coisa. É o charme!

Oxum

FONTE:BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ...             CONTINUA...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 8

CLAUDIA TÍ OSUN.
MINHA TIA QUE AMO DEMAIS, HOJE FAZ PARTE DA MINHA VIDA, PESSOA QUE APRENDI ADMIRAR AMAR E RESPEITAR.

HENRY TÍ AYRA E SUA YAKEKERÊ CLAUDIA TÍ OSUN.

TIA CLAUDIA E SUA SOBRINHA A MANINHA GEYSA TÍ OBA.

MINHA VIDA.

OSUN UM DOCE DE BELEZA.

MESMO FORA DO ASÉ SEU  FORTE AMOR DE MÃE PERMANECE SEMPRE.

TITIA. LINDA.

QUE OSÚN NOS ABENÇOE SEMPRE.
E É ISSO AI GENTE, AQUI EU TERMINO A SÉRIE UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA.
É CLARO QUE NÃO DEU PARA MOSTRAR TODOS MAIS ASSIM ALGUNS DOS PRINCIPAIS EU MOSTREI E SE FOR MOSTRAR TODOS EU VOU FICAR SÓ POSTANDO FOTOS DA MINHA FAMILIA POR DIAS RSRSRSRS...MAIS ATRAVÉS DESTES QUE TODOS SE SINTAM ABRAÇADOS E HONRADOS E BEM REPRESENTADOS AQUI OK...AGORA VAMOS MAIS PRA FRENTE E TA NA HORA DE FALAR DE AXÉ...
BOM DIA A TODOS...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 7

COLABORADORES DO ASÉ EFON.

EITA A FOTO QUE CAUSOU POLEMICAS...OBA DA DOFONA E SUAS CAÇAS...

OSÚN DA IANGARA, OYÁ DA CARLA E OBÁ DA GEYSA.

TUDO EM LOUVOR AS YAGBAS.

EKEDJY SANDRA TÍ OYA, UMA GRANDE COLABORADORA DO ASÉ EFON.
ODÉ DA YALORISÁ MARIA LÚCIA, GRANDE AMIGA DO ASÉ FON.
ATRÁS O EGBOMI ANDERSON DE ODÉ AMIGO DO ASÉ FON...

OSALÁ DO MEU FILHO PEQUENO.

EU E A LOKINHA DA JURACI...QUEM SABE UMA FUTURA YAWO DO ASÉ FON.

LINDO PRESENTE A YAMI OSÚN,ESSA FOTO VEIO AGORA PQ NA PROXIMA PAGINA POSTAREI FOTOS DE UMA PESSOA QUE EU AMO DEMAIS, MINHA TIA E FUTURA IRMÃ CLAUDIA TÍ OSUN.
PESSOA MARCANTE NA MINHA VIDA, NÃO VIVO MAIS SEM TITIA...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 6

BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ E OYA DA EGBOMI ANA, UMA GRANDE AMIGA DO ASÉ OLOKITI EFON

YALORISÁ FÁTIMA DE OYÁ,GRANDE AMIGA E DESCENDENTE DO ASÉ OLOKITI EFON. E LOGO ATRAS CRISTINA TÍ YAMONJA.

AZÁNRÚMJÍ E OS ORISÁS DOS SEUS FILHOS.
EU DANDO MINHA OBRIGAÇÃO E AYRA DO MEU MANINHO.

FINAL DA FESTA DAS YAGBAS 2011.

YALORISÁ SONIA TÍ YEWÁ E SAKPATA DA DOFONA JAQUELINE.

BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ E BABALORISÁ NENÊ TÍ OGUN, UM GRANDE AMIGO DO ASÉ OLOKITI EFON.

EU E MEU FILHO PEQUENO ALISSON TÍ OBATALÁ.

YALORISÁ DENISE E EU PAI E MÃE PEQUENOS DO DOFONO TÍ OBATALÁ.

SIRÊ ...EITA FAMILIA VIU...AI TEM ARTE...KKKKK...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 5

MICHELLE TÍ ODÉ, TOMOU OBRIGAÇÃO COM BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ.

CORTE DAS YAGBAS NO ASÉ OLOKITI EFON.
NA FRENTE YAKEKERÊ CARLA TÍ OYA,YEWA DE MAMIS, OPARÁ DE PAI FRANCISCO,OYA DA MÃE ANA E OBÁ DA DOFONA.

MARCIO TÍ OGUN INICIADO NAS ÁGUAS DE EFON, PELO BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ.

AGANJU E O OGÃ DO ASÉ EFON, OBÁ LAYÓ.

MÃE SONIA E O YAWO DE AYRA,MAIS UM DESCENDENTE DO ASÉ EFON.

OSUN DA DOFONA PAULA E ODÉ DO EGBOMI PAULINHU.
O EGBOMI PAULINHU É UM GRANDE COLABORADOR DO ASÉ OLOKITI EFON EM ESPECIAL DO ILE ASÉ OMO YEWA.

YALORISÁ DENISE TÍ OSUN.
YALORISÁ DO ASÉ EFON.

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 4

ENFIM EU DANIEL TÍ AGANJU ME SINTO MUITO FELIZ DE FAZER PARTE DESSA FAMILIA...
SOU FILHO ASÉ FON SIM COM MUITO ORGULHO, ME SINTO COMPLETO DENTRO DO MEU ASÉ.
SOU FILHO DE AZÁNRÚMJÍ SIM COM MUITO ORGULHO,TENHO UM BABALORISÁ FANTASTICO, DE GRANDE SABEDORIA E RESPEITO AO NOSSO CULTO.
SOU FILHO DE SONIA DE YEWA SIM COM MUITO ORGULHO, POIS NESSA SENHORA SEMPRE ENCONTREI UM COLO DE MÃE VERDADEIRA PARA PODER DESABAFAR E RECEBER RICOS CONSELHOS...
ENFIM GENTE EU AMO A MINHA FAMILA DE ASÉ...
AGORA VOU POSTAR AS FOTINHUS DOS MEUS AMIGOS,IRMÃOS DE SANTO E PARCEIROS DO ASÉ OLOKITI EFON.

DOFONA TÍ OBA E PAPAI.

SONIA TÍ OSUN.

EU E OGUN DO PAI MARCIO,NO CANDOMBLÉ DO OGUN 2012.

MINHA LINDA IRMÃ PAULA TÍ OSUN,NA SUA SAIDA.

CONTINUA...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE3

ME TORNEI O OMORISA DO FILHO DO REI OMOLU.

FUI INICIADO DIA 05 DE JULHO 2009, FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA PODER ESTAR INICIADO AO ORISA SANGO E ESTAR AO LADO DE PESSOAS MARAVILHOSAS.
COMO MINHA YAKEKERÊ SONIA TÍ YEWA...
FUI INICIADO NA CASA DESTA DISTINTA SENHORA, MINHA MÃE QUE TANTO AMO.
MAMÃE FOI INICIADA PELA DONA VILMA DE OYA E O SENHOR EDSON DO OGUN, AMBOS FILHOS DE VIVALDO DE LOGUNEDÉ...OLHA SÓ O ENCONTRO DA FAMILIA EFON...
DONA SONIA TÍ YEWA ME ENSINOU E ENSINA MUITAS COISAS, ALÉM DE SER UMA PESSOA DE MINHA ESTREMA CONFIANÇA E AMOR...
YEWA DA MINHAMAMÃE, LINDA COMO SEMPRE.
AQUI ESTA FOTO TIRADA EM UMA DAS SUAS FESTAS QUE OCORRE TODOS OS ANOS NO ILE ASÉ OMO YEWÁ.
AO LADO DE YEWA A MÃE AGUESSY E ATRAS A YAKEKERÊ DO ILE ASÉ OMO YEWA, CARLA DE OYÁ.

CONTINUA...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 2


SIM AQUI ESTÁ MEU AVÔ DE SANTO SENHOR VIVALDO DE LOGUNEDÉ, COM QUEM TIVE O PRIVILÉGIO DE ACOMPANHAR POUCO TEMPO DE SUA VIDA...
UM SER ILUMINADO PARA O CANDOMBLÉ DA BAIXADA SANTISTA, COSTUMAMOS FALAR QUE O CANDOMBLÉ DA BAIXADA SANTISTA ERA UM ANTES DE VIVALDO E HOJE É OUTRO. O SENHOR VIVALDO TROUXE A BAIXADA DIVERSAS COISAS DO RIO DE JANEIRO, DE SALVADOR COMO MAIS ERA CONHECIDO DE DENTINHU,ETC..
ISSO É SÓ UM POUCO DA MARAVILHA QUE FOI MEU AVÔ.
BOM COMO O SENHOR VIVALDO PASSOU SER MEU AVÔ? ATRAVÉS DO BABAKEKERE DE SUA CASA O SENHOR MIRAGÊ.
AI NESSA FOTO SENHOR VIVALDO, SE EU NÃO ME ENGANO TIO ODESI E MIRAGÊ, QUE TAMBÉM ERA MEU AVÔ,FOI O SENHOR MIRAGÊ QUEM INICIOU MEU BABALORISA AO CULTO NA CASA DA SENHORA ABIGAIL DE OYA, NA CIDADE DE SÃO VICENTE-SP.
LOGO EM SEGUIDA MEU BABALORISÁ PASSOU A DAR CONTINUIDADE AS SUAS OBRIGAÇÕES COM O SENHOR VIVALDO...ENTENDERAM???
ENTÃO FICOU ESSA FAMILIA LINDA DE TATARAVÓ,TATARAVÔ, AVÔ E AVÔS...
ENTÃO AI CHEGAMOS NO MEU BABALORISA AZANRUMJI...
AFFI...COMO É DIFICIL FALAR DESSE SER TÃO MARAVILHOSO QUE É MEU BABALORISA AZANRUMJI...
PASSEI ANOS PROCURANDO ESSE SER E GRAÇAS OMOLU EU O ENCONTREI NOVAMENTE E ME TORNEI SEU OMORISA.
CONTINUA...


UM POUQUINHO DA MINHA FAMÍLIA


OSÚN SENHORA DE NOSSAS VIDAS E DE NOSSA NAÇÃO EFON, SOMOS PRIVILEGIADO POR FAZER PARTE DESSA FAMILIA MARAVILHOSA QUE É A FAMILIA EKITI EFON.

BABALORISÁ CRISTÓVÃO DE OGUNJÁ, MEU TATARAVÔ QUE FOI INICIADO POR DONA MARIA PAIXÃO,TAMBÉM CONHECIDA POR MARIA DE OLOROKE.
O MESMO PAI CRISTOVÃO VEIO A INICIAR MEU BIZAVÔ.
BAIANO DE SANGÓ MEU BIZAVÔ DE SANTO, INICIADO NO ASÉ EFON PELAS MÃOS DO SENHOR CRISTOVÃO DE OGUNJÁ.MAIS O SENHOR BAIANO TAMBÉM PASSOU PELAS ÁGUAS DE KETO, FAZENDO ASSIM TAMBÉM COM QUE MÃE MENININHA DO GANTOIS COM MEU GRANDE ORGULHO,SETORNASSE MINHA TATARAVÓ

BOM, PAI BAIANO VEIO ENTÃO AO RIO DE JANEIRO ONDE AQUI INICIOU MEU AVÔ DE SANTO O SENHOR VIVALDO DE LOGUNEDÉ. SENDO MEU AVÔ O SEGUNDO LOGUNEDÉ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA ÉPOCA.    CONTINUA...