segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SOBRE SAKPATA

                                     

                             O REI  SAKPATA.

SAKPATA É A DENOMINAÇÃO FON DO VODOO DO PANTEÃO DA TERRA. É O GRANDE AYI-VODOO DOS EWE-FON;POR ISSO INTITULADO AYINON (O DONO DA TERRA), CONSIDERADO FILHO MAIS VELHO DE MAWU ELE É ENFIM, O REI DO MUNDO.ORIGINARIAMENTE VODOO SENHOR DA VARÍOLA E, POR EXTENSÃO, DE INÚMERAS INFERMIDADES CONTAGIOSAS QUE DEFORMAM O CORPO.
TODO  POVO FON TEME ENORMEMENTE E O CULTUA FERVOROSAMENTE E POSSUI UMA GRANDE QUANTIDADE DE REPRESENTAÇÕES, CADA UMA SENDO UM ASPECTO DE DOENÇAS E INFECÇÕES.
A TRADIÇÃO APONTA A ORIGEM DO CULTO DE SAKPATA NA LOCALIDADE DE KPEYIN VEDJI, UMA ENCLAVE IORUBA DENTRO DO TERRITÓRIO MAHI  A NOROESTE DE ABOMEI.
DESTA DUPLA PROCEDÊNCIA PERMANECE A CURIOSIDADE DE QUE SAKPATA É CONSIDERADOUMADIVINDADE IORUBA ("NAGO")PELOS FON E GUN ("JEJE")PELOS IORUBANOS.

SAKPATAS:

*DA ZODJI:-ENVIA A DESINTERIA E OS VÔMITOS, CONSIDERADO O MAIS VELHO DE TODOS. ELE NÃO TEM BRAÇOS OU PERNAS E É CARREGADO NUMA PADIOLA, MAIS TEM O PODER DA INVISIBILIDADE.APESAR DO DEFEITO FISICO COANDA TODOS OS SAKPATAS;

*DA LANGAN:-COME A CARNE DAS PESSOAS AINDA VIVAS.

*DA SINJI:-TRAS AS INCHAÇÕES E TROMBOSES.

*AGLOSSUNTÓ:-É RESPONSÁVEL PELAS CHAGAS E FERIDAS QUE NUNCA CICATRIZAM.

*ADOLAWAN:-CASTIGA PERFURANDO O INTESTINO.

*AVIMADJÉ:-É O QUE LEVA AS ALMOS DOS MORTOS QUE MORRERAM PUNIDOS POR SAKPATA.

*BOSSUZOHON:-É O GRANDE FEITICEIRO.

*OLUGBÊ:-POSSUI CINCO BRAÇOS E É LIGADO AOS TOHOSSÚ.

*ADAN TANYI:-É O FILHO DE DA ZODJI E TRAZ A LEPRA.

*SUUINENGUÉ:- UM ABUTRE COM CABEÇAHUMANA E É FILHO DE DA LANGAN.

*KAHOSS:- CUJO NOME SIGNIFICA " O REI DA LAMA"É O PAI DE TODOS OS SAKPATAS.

EXISTEM VARIAS OUTRAS DENIMINAÇÕES:

AGBOLOGBODJI,TENEKPÓ,GBAZU,AHOSSU GANWA,KPADADADALIGBO(QUE É FÊMEA),ETC... CUJOS NOMES,ATRIBUIÇÕES E LUGAR DENTRO DA "FAMÍLIA" VARIA DE REGIÃO PARA REGIÃO. UMA OUTRA TRADIÇÃO CONTA QUE SAKPATA É UMA DIVINDADE DUPLA, TANTO MACHO COMO FÊMEA. O MACHO SENDO DA ZODJI E A FÊMEA SUA IRMÃ *NYOHWE ANANU, GÊMEOS NASCIDO DO PRIMEIRO PARTO DA ENTIDADE ANDRÓGINA MAWU-LISSÁ.
SAKPATA É CULTUADO EM SEUS TEMPLOS EM ASPECTO DUPLO.POSSUE O ASPECTO JAHOLU(REI DAS JOIAS QUE SERIA AS POSTULAS TRAZIDAS PELA VARIOLA) QUE É TRATADO INTERNAMENTE E NÃO RECEBE SACRIFICIO DE SANGUE DIRETAMENTE,MAIS É LUSTRADO COM UMA MISTURA DE SANGUE E AZEITE DE DENDE E ENVOLTO POR PANOS.

*NYOHWE ANANÚ:- DONA DA ÁGUA PARADA QUE MATA DE REPENTE, É A MÃE E SÃO AMBOS FILHOS DE NÃ BURUKU.

" TENHO OLHOS E NÃO VEJO, OUVIDO E NÃO ESCUTO,
BOCA E NÃO FALO, NARIZ E NÃO SINTO CHEIRO,
    MAIS TENHO MÃOS PARA TE CATAR...SAKPATA.

MUITO ASÉ E SAÚDE A TODOS, OBÁ TÈRÚ.

AGRADEÇO A TODOS.

QUE SAKPATA ABENÇOE A TODOS,NOS LIVRANDOS DE TODOS OS MALES...QUE SAKPATA DE A TODOS MEUS AMIGO FELICIDADES E ANOS DE VIDA, MUITA SAUDE.
AOS MEU INIMIGOS QUE O REI SAKPATA DÊ EM DOBRO PRA VOCÊS TUDO QUE VOCÊS DESEJAR PRA MIM...
 

OBA SAKPATA E EU.

EU DANÇANDO COM O REI.

AGUÉ

RODA MARAVILHOSA, AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS.

EKEDJY SANDRA. TE AMO...

VISITANTES E AMIGOS DO ASÉ EFON.


SOMOS GRATOS A OMOLU POR TUDO QUE ALCANÇAMOS ESSE ANO.

SAKPATA NOSSO AMIGO,NOSSO DEFENSOR.

OBRIGADO GENTE POR TUDO;

FOTOS SAKPATA AYINON 2012

EKEDJY SANDRA, SAKPATA E PAI AZÁNRÚMJÍ.
 

OS DOIS REIS.

SAKPATA E OBÁ TÈRÚ.

EU E O REI SAKPATA

JÍDÁLÊ E AZÁNRÚMJÍ.

AZANRUMJI

MEU BABALORISÁ, A QUEM DEVO MUITO ENQUANTO VIDA EU TIVER. 

OBRIGADO OMOLU POR ESSE SER EXISTIR.

SAKAPATA AYINON 2012

YÁ DENISE, SAKPATA E EKEDJY SANDRA.

YÁ DENISE E SAKPATA.

MINHA YALORISÁ SONIA TÍ YEWÁ, TIA SELMA DE AIRA E BABALAWO JORGE...

TODOS EM LOUVOR AO REI SAKPATA.

MAMÃE E SAKPATA.

O REI E MINHA RAINHA SE ABRAÇANDO. AO LADO EKEDJY SANDRA.

DOFONA DE OBA E EU OBÁ TÈRÚ.

SAKPATA AYINON 2012

PRECEITO DE OMOLU QUE FICA NO BARRACÃO.
ATRÁS OGÃ ANDERSON E OGÃ FERNANDO,DO LADO DIREITO MINHA YA SONIA TÍ YEWÁ E MINHA TIA SELMA DE AIRA.

RODA DOS ALIMENTOS PERTENCENTES A MESA DO REI, TEMOS AI A YA IRACI TÍ YAMONJA, YA ADRIANA TÍ OSUN, BABALORISÁ ANDERSON TÍ ODÉ,PAI RAIMUNDO TÍ OLUAYE.

DE COSTA ADRIANA TÍ OSUN E EKEDJY SANDRA TÍ OYA GRANDES AMIGAS DO ASÉ

YÁ DENISE, MEU BABALORISÁ AZANRUMJI,EKEDJY DEBORA TÍ BESSEN E YA NILDE.
PAPAI REZANDO A MESA.

AMIGOS DO ASÉ EFON. YÁ IRACI, EKEDJY SANDRA,YÁ ADRIANA...

A MESA DO REI.

O DIA EM QUE O REI ESTEVE ENTRE NÓIS...

                                             
                                                       SAKPATA AYINON.2012.




O SAKPATA AYINON ESSE ANO FOI COMO TODOS OS OUTROS ANOS MARAVILHOSO.
AGRADECEMOS A PRESENÇA DOS SACERDOTES, EKEDJYS, OGÃNS, YAWOS E ABYANS.
QUERO SÓ DEIXAR UMA COISA AQUI BEM CLARA, NÓIS DO AXEOLOKITIEFÃN,FAZEMOS DE TUDO PARA AGRADAR TODAS AS PESSOAS QUE NOS VISITAM E GOSTARIAMOS DE SEMPRE PODER RESPEITAR A TODOS E SER RESPEITADOS.NOSSA OPINIÃO É ÚNICA E SÓ INTERESSA AS PESSOAS QUE ESTUDAM A RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E PESSOAS DO NOSSO AXÉ. NÃO ADIANTA PERDER NOSSO TEMPO DESCUTINDO COM PESSOAS QUE REALMENTE NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM MUDAR DE CONDUTA, ENTÃO APRENDEMOS A RESPEITAR TODOS E ESPERAMOS O MESMO...
BOM EM SEGUIDA VOU COLOCAR ALGUMAS FOTOS DA FESTA DO REI SAKPATA AI VOU DISCREVENDO CADA MOMENTO...
ASÉ MODUPÉ....OBÁ TÈRÚ.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OXUN-PARTE 2 FINAL (FONTE: AZÁNRÚMJÍ)


OSÚN-2a-parte
OXÚN-2
Oxum também é a água doce, o olho d’água, onde encanta seu filho Logun-Éde. É a cachoeira, o rio, que também tem a regência de seu filho. É a queda da água da cascata.

Regente do ouro, ela está presente e se encanta em joalherias e outros lugares onde se trabalha com ouro, seu metal predileto e de regência absoluta. É a protetora dos ourives. Oxum é o próprio outro, e está presente em todas as peças e jóias feitas com este metal.

Entretanto, a regência mais fascinante de Oxum é a fecundação, melhor, o processo de fecundação. Na multiplicação da célula mater – que vai gerar a criança, a nova vida no ventre – Exu entrega a regência para Oxum, que vai cuidar do embrião, do feto, até o nascimento. É Oxum que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe. É Oxum que vai reger o crescimento desta nova vida que estará, neste período de gestação, numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas. É sem duvida alguma, uma das regências mais fascinantes, pois é o inicio, a formação da vida. E Oxum “tomará conta” até o nascimento, quando, então, entregará para Yiá Ori (Iemanjá), que dará destino àquela criança.

Como disse antes, Oxum é uma força da Natureza muito presente em nossas vidas, já que todos nós fomos gerados no útero materno; todos nós convivemos, ainda na barriga da mãe, com Oxum e, num breve sentimento de carinho e amor, estaremos desenvolvendo esta força dentro de nós. Oxum é o amor e a capacidade de sentir amor. E se amamos algo ou alguém é porque ela está viva dentro de nós.

Filha de Oxalá, Oxum sempre foi uma moça muito curiosa, bisbilhoteira, interessada em aprender de tudo. Como sempre fora mimosa e manhosa, além de muito mimada, conseguia tudo do pai, o deus da brancura. Sempre que Oxalá queria saber de algo, consultava Ifá. O Senhor da adivinhação, para que ele visse o destino a ser seguido. Ifá, por sua vez, sempre dizia à Oxalá:

- Pergunte a Exu, pois ele tem o poder de ver os búzios!

E este acontecimento se repetia a cada vez que Oxalá precisava saber de algo. Isto intrigou Oxum, que pediu ao pai para aprender a ver o destino. E Oxalá disse à filha:

- Oxum, tal poder pertence a Ifá, que proporcionou a Exu o conhecimento de ler e interpretar os búzios. Isto não pode lhe dar!

Curiosa Oxum procurou, então, uma saída. Sabia que o segredo dos búzios estava com Exu e procurou-o para lhe ensinasse.

- Ensina-me, Exu! Eu também quero saber como se vê o destino.

Ao que Exu respondeu:

Não, não! O segredo é meu, e me foi dado por Ifá. Isso eu não ensino!

Exu estava intransigente. Oxum sabia disso e sabia que não conseguiria não conseguiria nada com ele. Partiu, então, para a floresta, onde viviam as feiticeiras Yámi Oxorongá. Cuidadosa, foi se aproximando pouco a pouco do âmago da floresta. Afinal, sua curiosidade e a decisão de desbancar Exu eram mais fortes que o medo que sentia.

Em dado momento deparou-se com as Yámi, empoleiradas nas árvores. Entre risos e gritos alucinantes, perguntaram À jovem Oxum:

- O que você quer aqui mocinha?

- Gostaria de aprender a magia! Disse Oxum, em tom amedrontado.

- E por que quer aprender a magia?

- Quero enganar Exu e descobrir o segredo dos búzios!

As Yámi, há muito querendo “pegar Exu pelo pé”, resolveram investir na jovem Oxum, ensinando-lhe todo o tipo de magia, mas advertiram que, sempre que Oxum usasse o feitiço, teria que fazer-lhes uma oferenda. Oxum concordou e partiu.

Em seu reino, Oxalá já se preocupava com a demora da filha que, ao chegar, foi diretamente ao encontro de Exu. Ao encontrar-se com este, Oxum insistiu:

- Ensina-me a ver os búzios, Exu?

- Não e não! Foi sua resposta.

Oxum, então, com a mão cheia de um pó brilhante, mandou que Exu olhasse e adivinhasse o que tinha escondido entre os dedos. Exu chegou perto e fixou o olhar. Oxum, num movimento rápido, abriu a mão e soprou o pó no rosto de Exu, deixando-o temporariamente cego.

FONTE:BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ

OXUN-PARTE 1 (FONTE:AZÁNRÚMJÍ)



OSÚN-1a-parte
Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.

Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nos.

Dizem que “ a vingança é um prato que deve ser servido frio” e a articulação da vingança e seus pormenores tem a influência desta força da Natureza. No bom sentido, Oxum é o “veneno” das palavras, é o comportamento piegas das pessoas, é a forma “metida”, esnobe, apresentada, principalmente pelo sexo feminino. Oxum é o cochicho, o segredinho, a fofoca. Geralmente está presente quando um grupo de mulheres se reúne. É o seu habitat, pois está encantada nas conversas, nos risinhos, nos comentários, nas intriguinhas.

Oxum rege o charme, o it, a pose. Tudo que está ligado à sensualidade, à sutileza, ao dengo, tem a regência de Oxum. Esta força é que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado.

Oxum também é o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor, puro, real, maduro, solidificado, sensível. Oxum não chega a ser a paixão. Esta é Iansã . Oxum é o amor, aquele verdadeiro. Ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos.

Realmente, Oxum é a Deusa do Amor. Sua força está presente no dia-a-dia, pois que não ama de verdade? Embora o mundo de hoje esteja tumultuado demais, ainda existe espaço no coração do homens para o amor. Ele ainda existe, e Oxum é quem gera este sentimentos mágico. Aliais, Oxum está muito intimamente ligada à magia. É sabido pelo povo do candomblé que o filhos de Oxum são muito chegados ao feitiço. E isso tem explicação: Oxum é a divindade africana mais ligada às Yámi Oxorongá, feiticeiras, bruxas. Com elas aprendeu a arte da magia. Por isso, os filhos de Oxum são tão poderosos nesta arte.

Mas a magia está presente em quase tudo que fazemos, principalmente no que se refere ao coração, ao sentimento. Oxum é o encanto desses momentos, sua presença se dá nessas horas.

Oxum é os sentimentos doces, equilibrados, maduros, sinceros, honestos. É o sentimento definitivo, aquele que dura a toda a vida. Oxum é a paz no coração, é o saber que “amo e sou amado”.

Mas ele se encanta também na manha, no denguinho feminino, na vontade de ter algo, apenas por ter. Ela é o mimo, a menininha mal acostumada. É a sensualidade do “biquinho” feminino, quando quer uma coisa. É o charme!

Oxum

FONTE:BABALORISÁ AZÁNRÚMJÍ...             CONTINUA...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 8

CLAUDIA TÍ OSUN.
MINHA TIA QUE AMO DEMAIS, HOJE FAZ PARTE DA MINHA VIDA, PESSOA QUE APRENDI ADMIRAR AMAR E RESPEITAR.

HENRY TÍ AYRA E SUA YAKEKERÊ CLAUDIA TÍ OSUN.

TIA CLAUDIA E SUA SOBRINHA A MANINHA GEYSA TÍ OBA.

MINHA VIDA.

OSUN UM DOCE DE BELEZA.

MESMO FORA DO ASÉ SEU  FORTE AMOR DE MÃE PERMANECE SEMPRE.

TITIA. LINDA.

QUE OSÚN NOS ABENÇOE SEMPRE.
E É ISSO AI GENTE, AQUI EU TERMINO A SÉRIE UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA.
É CLARO QUE NÃO DEU PARA MOSTRAR TODOS MAIS ASSIM ALGUNS DOS PRINCIPAIS EU MOSTREI E SE FOR MOSTRAR TODOS EU VOU FICAR SÓ POSTANDO FOTOS DA MINHA FAMILIA POR DIAS RSRSRSRS...MAIS ATRAVÉS DESTES QUE TODOS SE SINTAM ABRAÇADOS E HONRADOS E BEM REPRESENTADOS AQUI OK...AGORA VAMOS MAIS PRA FRENTE E TA NA HORA DE FALAR DE AXÉ...
BOM DIA A TODOS...

UM POUQUINHU DA MINHA FAMILIA-PARTE 7

COLABORADORES DO ASÉ EFON.

EITA A FOTO QUE CAUSOU POLEMICAS...OBA DA DOFONA E SUAS CAÇAS...

OSÚN DA IANGARA, OYÁ DA CARLA E OBÁ DA GEYSA.

TUDO EM LOUVOR AS YAGBAS.

EKEDJY SANDRA TÍ OYA, UMA GRANDE COLABORADORA DO ASÉ EFON.
ODÉ DA YALORISÁ MARIA LÚCIA, GRANDE AMIGA DO ASÉ FON.
ATRÁS O EGBOMI ANDERSON DE ODÉ AMIGO DO ASÉ FON...

OSALÁ DO MEU FILHO PEQUENO.

EU E A LOKINHA DA JURACI...QUEM SABE UMA FUTURA YAWO DO ASÉ FON.

LINDO PRESENTE A YAMI OSÚN,ESSA FOTO VEIO AGORA PQ NA PROXIMA PAGINA POSTAREI FOTOS DE UMA PESSOA QUE EU AMO DEMAIS, MINHA TIA E FUTURA IRMÃ CLAUDIA TÍ OSUN.
PESSOA MARCANTE NA MINHA VIDA, NÃO VIVO MAIS SEM TITIA...